Empresa russa cria tela de projeção 3D sensível ao toque
POSTADO POR PAULO FLORO , ÀS 9:04 EM 29/11/2011

Quem não lembra do filme Minority Report, quando Tom Cruise utilizava uma tela holográfica 3D sensível ao toque? Agora, parece que a tecnologia tornou-se realidade. Uma empresa russa chamada Displair, inventou um dispositivo que utiliza ar frio e lasers para projetar imagens que podem ser movimentadas com gestos.
A nova tecnologia causou repercussão na Europa desde que apareceu na semana passada. Como ainda trata-se de um protótipo, muito ainda pode ser melhorado, sobretudo se a expectativa for mesmo ficar parecido com o que vimos no cinema. O tempo de resposta aos gestos ainda pode ser aperfeiçoado (atualmente está em 0,2 segundo). O CEO da Displair, Maxim Kamanin, acredita que sua invenção possa ser muito útil na medicina, como tratamentos psicoterapêuticos e neurológicos, que requerem muita precisão. Informa também que pode gerar telas de até 140 polegadas, o que seria muito bom para o mercado publicitário e de jogos.
E falando em precisão, o Displair não usa o Kinect ou tecnologia parecida, como muitos poderiam pensar. Ao contrário do Kinect, da Microsoft que processa movimentos corporais usando uma câmera e sensores infravermelho, o dispositivo russo capta detalhes do movimento das mãos.
A companhia busca agora investidores para possibilitar uma produção em larga escala. A previsão é que o custo fique entre 4 mil a 30 mil dólares. Desde que foi apresentado, o Displair já recebeu diversos prêmios e está dentro da estratégia da Rússia em despontar mais uma vez como um polo de inovação tecnológica.
Outras invenções já mostraram o uso de névoa fina como telas sensíveis ao toque, como a Fog Screen, da Finlândia e outras iniciativas na República Tcheca. Mas nenhuma com a precisão do Displair, nem com o tino comercial dos russos. A maioria serviu para demonstrações voltadas para entretenimento.

É sempre emocionante presenciar a imaginação da ficção científica materializada no mundo real. [Via TechCrunch Europe, Displair, Slashdot e iProgrammer]
