domingo, 8 de julho de 2012

Computadores infectados em todo o mundo serão desligados da internet nesta segunda-feira


Seis mil máquinas serão afetadas no Brasil

Publicação: 08/07/2012 11:49 Atualização: 08/07/2012 11:59
O FBI (Escritório Federal de Investigação, na tradução livre), a polícia federal norte-americana, irá desconectar da internet computadores que foram infectados com o vírus DNSChanger (em tradução livre: trocador de DNS) nesta segunda-feira (9). Com a medida, milhares de pessoas podem ficar sem acesso à internet. O número é estimado em 350 mil.

O Brasil é o décimo terceiro país com máquinas infectadas, com 6.074 no total. Em primeiro lugar, vem os Estados Unidos, com 69.517, seguido da Itália, com 26.494. Os dados são do site www.dcwg.org, um grupo de trabalho que tem procurado alertar as pessoas do problema e é citado pelo FBI em seu comunicado.

O desligamento dos computadores acontece após decisão da Justiça e por causa do DNSChanger. A solução é temporária e permitirá que as vítimas de computadores afetados pelo vírus providenciem a limpeza dos seus computadores e restaurem a configuração normal do DNS de sua máquina.

O vírus de computador foi criado para direcionar os internautas para páginas falsas no lugar das verdadeiras na internet. O FBI conseguiu prender fraudadores por esse tipo de crime, mas as máquinas foram mantidas ativas por um tempo para não prejudicar as pessoas e serão desligadas amanhã. 

O DNS (Domain Name System, Serviço de Nomes de Domínio em português) é importante porque funciona como um tradutor para a comunicação em rede de computadores. Na rede, cada endereço representa um conjunto de números que permitem que os computadores estabeleçam uma comunicação entre si.

Ou seja, quando as pessoas digitam um endereço como o de um banco, o DNS interpreta o link como um conjuntos de números conhecidos como IP (Internet Protocol) para transmitir os dados para as máquinas. Isso evita também que as pessoas tenham que ficar decorando grupos de números, muito mais complicados do que palavras e siglas.

Por outro lado, entre os computadores, os números facilitam a comunicação e agregam várias informações, como localização, rede, entre outras coisas. Por exemplo, se o primeiro conjunto de números for 200, significa que a máquina está no Brasil.

Várias medidas vêm sendo tomadas por provedores de acesso à internet. Sites e redes sociais também têm procurado alertar os internautas sobre o problema.

Consultado pela Agência Brasil, a Google confirmou que a empresa tem enviado alerta às pessoas do mundo todo sobre o trojan DNSChanger. Sempre que alguém realizar uma pesquisa no site, automaticamente, recebe a informação do risco, informou a Google.

Existem vários endereços na internet de empresas de segurança que permitem o internauta fazer o teste para verificar se corre o risco de ser direcionado para páginas falsa na internet por meio do DNSChanger.

O FBI indica o próprio www.dcwg.org como alternativa. Outro link divulgado pelo órgão de segurança dos Estados Unidos é o https://forms.fbi.gov/check-to-see-if-your-computer-is-using-rogue-DNS. Caso encontre problemas, o usuário do computador deve procurar a empresa que fornece o serviço de acesso para receber orientações.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Venda de ingressos da Campus Party Recife começa na quinta

06 de junho de 2012 19h18

Engenheiro da Nasa, empreendedora brasileira e bioartista são destaques da edição pernambucana. Foto: Campus Party Recife/Reprodução Engenheiro da Nasa, empreendedora brasileira e bioartista são destaques da edição pernambucana
Foto: Campus Party Recife/Reprodução
A venda dos ingressos para a Campus Party Recife, primeira edição do evento realizada fora de São Paulo, começa nesta quinta-feira, às 14h, no site oficial do evento. Segundo a organização da festa, que acontece entre 26 e 30 de julho na capital pernambucana, os ingressos custarão R$ 200. Uma vaga em uma das barracas do evento tem um adicional de R$ 60.
A Campus Party Recife deve reunir 2 mil campuseiros, além de outras 60 mil na área de exposições, gratuita e aberta ao público. Entre as atrações já confirmadas estão Bel Pesce, brasileira de 24 anos que é sucesso no Vale do Silício, o engenheiro Mike Comberiate e seu "acampamento robótico" e o bioartista Eduardo Kac. Além disso, a festa geek contará com uma conexão de internet de 5 Gbps.
A Campus Party foi criada na Espanha em 1997, e se transformou em um grande acontecimento de tecnologia e cultura digital. A feira começou a ser internacionalizada a partir de 2008, com as edições no Brasil, Colômbia, México e Equador. Neste ano, a quinta edição brasileira reuniu mais de 7 mil campuseiros em São Paulo.

sábado, 2 de junho de 2012

Programação da Campus Party

Programação da Campus Party será divulgada na próxima terça Lançamento do site do evento, com as atividades e oficinas, será realizado durante coletiva no Atlante Plaza Hotel, em Boa Viagem
Evento contou com mais de 6 mil participantes no final do ano passado. Para a versão recifense, é esperado além do número grande de presentes, a participação de nomes conhecidos dos universos tech e geek (Campus Party Brasil / Divulgação)
Evento contou com mais de 6 mil participantes no final do ano passado. Para a versão recifense, é esperado além do número grande de presentes, a participação de nomes conhecidos dos universos tech e geek
Depois de uma longa espera, o suspense está acabando. Segundo comunicado oficial da Futura Networks, divulgado no site do evento na última quinta-feira, a Campus Party - um dos maiores eventos de cultura geek do mundo, contará com uma edição no Recife, entre os dias 26 e 30 de julho, no Centro de Convenções de Olinda.

A programação deverá ser disponibilizada a partir da próxima terça-feira (5), durante coletiva de lançamento oficial do evento no Atlante Plaza Hotel - localizado na Avenida Boa Viagem, a partir das 15h. Ocasião que contará com a presença do governador Eduardo Campos, do prefeito João da Costa, além do organizador da Campus Party no Brasil, Mario Teza, do presidente da Telefônica/Vivo, Antônio Carlos Valente, e do fundador do evento no mundo, o espanhol Paco Ragageles.

Weslley Rafael Leal
Publicação: 01/06/2012 12:11 Atualização: 01/06/2012 14:16

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Data e locais da Campus Party Recife

Campus Party Recife tem data e locais revelados

POSTADO POR PAULO FLORO , ÀS 8:30 EM 01/06/2012
 
O blog da Campus Party confirmou a data da edição recifense neste segundo semestre. Será entre os dias 26 a 30 de julho, no Chevrolet Hall e Centro de Convenções de Pernambuco. “Trata-se de uma edição especial, que chega para somar com a versão anual realizada em São Paulo”, diz o comunicado oficial.
Maior evento tecnológico da América Latina, a Campus Party possui outras edições em cidades como Santiago, Bogotá e Madri, e acontece no Brasil fora de São Paulo pela primeira vez. O lançamento oficial, com todos os detalhes e destaques da programação, será feito na próxima terça (5).
?Pensamos: já estamos na maior cidade do Brasil, agora precisamos ir para a mais tecnológica?, disse ao NE10, Paco Ragageles, em visita à cidade, quando se encontrou com autoridades do Governo e da Prefeitura. A organização espera um público de cerca de um terço da Campus Party paulista.

terça-feira, 27 de março de 2012

Campus Party no Recife será anunciada dia 12 de abril


Foto: AFP
A data de lançamento da Campus Party será dia 12 de abril. A informação foi divulgada pelo co-fundador da Campus Party, Paco Ragageles, em seu Twitter, no último sábado (24).
Inclusão digital, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade serão os temas que nortearão a primeira Campus Party Recife, a ser realizada no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda, no final de julho. A data exata, no entanto, só deverá ser divulgada em abril. A edição recifense do evento nascerá com um tamanho considerável: cerca de um terço da Campus Party paulista. [Do JC Online]

domingo, 4 de março de 2012

Agora é oficial: Campus Party no Recife acontecerá em julho

julho

POSTADO POR PAULO FLORO , ÀS 19:19 EM 02/03/2012
20120302-181054.jpg
Um nerd no Palácio: Paco Ragageles ainda não sabe o dia exato de julho para a edição pernambucana
Depois de muita especulação e torcida nas redes sociais, a edição no Recife da Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia e cultura digital do mundo, foi oficializada. O anúncio aconteceu nesta sexta (2) em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, com a presença dos organizadores. O evento será realizado em julho no Centro de Convenções.
O anúncio oficial, com o dia exato do mês julho e mais detalhes da edição recifense ainda será definida. O fundador do evento, o espanhol Paco Ragageles disse que a escolha do Recife para receber a Campus Party se deu por causa da vocação para inovação. “Pensamos: já estamos na maior cidade do Brasil, agora precisamos ir para a mais tecnológica”, disse.
Ele não adiantou detalhes da feira, mas confirmou que será menor que a edição paulista, mas com o mesmo estilo e proposta: “A Campus Party é a Campus Party”, disse evasivo. O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti Júnior afirmou que ainda não é possível definir quanto de recursos serão investidos por parte da Prefeitura. “Eles irão fazer a captação, e tudo ainda é estimativa, já que muito do que está previsto já existe na parte da infra-estrutura”, explicou. “O mais importante nesse momento é a escolha da cidade para receber um evento desse porte”.
O Centro de Convenções tinha sido previamente negado por falta de agenda, mas pelo visto foi encontrado um encaixe. Ragageles e o diretor-geral do evento no Brasil, Mario Teza, participaram hoje de reuniões com o governador do Estado, Eduardo Campos e o prefeito do Recife, João da Costa. A Telefonica/Vivo, principal patrocinadora do evento paulista, confirmou sua participação para a edição recifense.
Com esta segunda edição do Recife, o Brasil torna-se o primeiro país depois da Espanha a ter duas edições do evento no ano. A edição de São Paulo em 2013 está garantida, segundo os organizadores. Criada na Espanha em 1997, a Campus Party é um dos mais importantes eventos de tecnologia e cultura digital do planeta. Além do Brasil, acontece ainda na Colômbia, México, Equador e este ano nos EUA e no Peru.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Edição pernambucana da Campus Party será definida nesta sexta



AFP
A possibilidade de uma edição pernambucana da Campus Party está mais perto de acontecer. O fundador da Campus Party, o espanhol Paco Ragagelese o diretor-geral da Futura Networks, Mario Teza, estão no Recife para participar de reuniões com o governador do Estado, Eduardo Campos e o prefeito do Recife, João da Costa. Serão discutidas as reais chances do evento de tecnologia acontecer no Recife.
A expectativa é que até o final do dia a primeira edição do evento no Recife seja anunciada. O mês escolhido deve ser julho, por causa das férias escolares. Campuseiros e o próprio Ragageles iniciaram uma campanha online para realizar o evento aqui. Ontem, uma livecast organizada no Recife reuniu os organizadores e membros do blog Jovem Nerd. As hashtags #Geekvibrations e #mariomicrofone (referência ao fato de Mario Teza não conseguir falar ao microfone corretamente) atingiram os Trending Topics mundiais no Twitter.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Wikipédia em inglês sai do ar contra lei antipirataria

A versão em inglês da Wikipédia, a maior enciclopédia colaborativa on-line do mundo, saiu do ar às 3h (horário de Brasília, meia-noite no horário de Washington, nos EUA) desta quarta-feira, em protesto contra projetos de lei antipirataria que estão em discussão no Senado dos Estados Unidos. Imagem: Reprodução/Internet
Reprodução/Internet


A versão em inglês da Wikipédia, a maior enciclopédia colaborativa on-line do mundo, saiu do ar às 3h (horário de Brasília, meia-noite no horário de Washington, nos EUA) desta quarta-feira, em protesto contra projetos de lei antipirataria que estão em discussão no Senado dos Estados Unidos. O site se junta a mais de 10 mil outros endereços que também se propuseram a sair do ar no mesmo dia. A proposta da Wikipédia americana é ficar fora de serviço durante 24 horas.
Na página em português da enciclopédia, um banner preto avisa: “A Wikipédia precisa da internet para continuar livre” Os projetos de lei SOPA e PIPA ameaçam as Wikipédia em todos os idiomas.” e completa logo abaixo:
“A comunidade da Wikipédia em inglês autorizou a retirada do ar de todas as páginas daquele projeto no dia 18 de janeiro de 2012 durante 24 horas. A ação é um protesto contra uma legislação (SOPA-PIPA), em discussão no Congresso dos Estados Unidos, que poderá atentar contra a liberdade de expressão e informação na Internet.”
Os projetos de lei SOPA e PIPA - siglas de “Stop Online Piracy Act” e “Protect Intellectual Property Act” - surgiram de um esforço das indústrias fonográfica e de cinema americanas para retomar as vendas que perdem com o compartilhamento gratuito de seus produtos na internet.
Se aprovada, as normas irão obrigar os sites a acharem um meio de impedir a distribuição do conteúdo sob pena de fechamento da página ou até cinco anos de prisão para os organizadores do portal ou rede social. Companhias como a Disney, a Universal, Paramount e Warner Bros. e outros grandes estúdios apoiam a iniciativa.
No entanto, Google, Amazon, Facebook, eBay, Twitter, PayPal, Zynga, Mozilla, entre outras, são contra. Os serviços americanos serão os mais atingidos na campanha, na qual outros sites também vão se retirar do ar temporariamente, permitindo que os visitantes vejam apenas o conteúdo sobre os polêmicos SOPA e PIPA. A ação tem como objetivo encorajar os internautas a procurar um membro do congresso do local onde reside, para pedir que ele vote contra as propostas de lei.
A página inicial do Google nos EUA participa do protesto. O buscador acrescentou em sua home a frase “Diga ao Congresso: por favor, não censure a web”, que remete a um link para que internautas possam assinar uma petição contra os projetos de lei.
Na manifestação, a empresa admite que combater a pirataria online é importante, mas defende que não há a necessidade de prejudicar redes sociais, blogs e ferramentas de busca que fazem a internet prosperar e criar milhares de empregos.
Apesar do esforço liderado pela enciclopédia online, importantes redes sociais não aderiram à manifestação. Nesta segunda-feira, o diretor-executivo do Twitter, Dick Costolo (@dickc), disse que a decisão da Wikipédia de sair do ar era "uma tolice".
“Fechar um negócio global por causa de uma questão de política nacional é insensato", escreveu no seu microblog em resposta a mensagens de jornalistas que perguntaram se o microblog iria se unir ao blecaute.

Da Agência O Globo